Exposição dos desenhos Ilha | Lago . a menina azul

Brevemente irei expor na Fábrica Criativa | Atelier Gatafunhos os trabalhos de desenho realizados ao longo deste ano e publicados aqui no blog. Um desenho por semana como exercício de treino do desenho, como experimentação, como reflexão da minha condição de ilhéu.
Estes desenho feitos com caneta azul sem recorrer ao lápis, sem a esboço e sem usar a borracha, são acima de tudo o resultado do momento, dos acontecimentos da semana e o resultado é isso mesmo, o assumir o traço ou os vários traços que dão forma a uma ideia a um conceito ou a um pensamento.

O texto abaixo é da Ana Carolina Aguiar, assim como as fotos, é o making of da minha entrevista para o video promocional dos Armazéns do Mercado, nas imagens são a instalação em forma de estendal de roupa que foi montado na torre da casa mãe para tornar o espaço ainda mais mágico.

Aguardem por novidades em relação à exposição, dia 12 Dezembro, sexta-feira às 18h30 (dia e hora a confirmar) até lá fiquem com as imagens da Carolina.












O ATELIER é…
… um espaço em que o  sonho da Luísa vai ganhar asas e forma. O atelier gatafunhos é o resultado de um projecto de vida que começou entre as 4 paredes do seu atelier, no meio da alegria e inocência das crianças.
… é a minha visão e contribuição para o mundo.

Ser GATAFUNHO é…
… não procurar a perfeição mas sim descobrir a beleza das histórias por detrás de um traço, de uma pincelada.
  é dar espaço à liberdade de expressão, sem ter de pensar que o objectivo final é a perfeição mas sim uma ferramenta e um caminho.

O lema é… a CURIOSIDADE
o ingrediente essencial para poder dar largas à imaginação.
Questionar tudo ao nosso redor e sobretudo lembrar-se de ver as coisas de um novo ângulo, com uma nova luz e formato.

O DESAFIO …
QUEBRAR  como estereótipos, descontruir os formatos convencionais e conseguir fazer com que as crianças sejam livres e que façam o ‘que lhes dá na gana’.
As árvores não têm de ser verdes nem estar assentes na terras. Podem estar suspensas no ar como uma nuvem, com uma copa amarela, riscada ou salpicada.

O SENTIMENTO é… PAIXÃO
‘acredito que esta é a forma de tornarmos as crianças nos futuros adultos conscientes e preparados, capazes de tornar o mundo melhor com CORAGEM , ALEGRIA e AMOR.

A ARTE é…
Uma fusão, um contributo

A Luísa é…
uma pessoa que tem a doçura da infância no olhar e gestos entusiasmados de criança.

A Luísa diz aos seus alunos…
‘ Eu aprendo com vocês. Vocês são pessoas com uma energia pura e sã.’
‘quando entro na porta do atelier o dia ganha novos contornos e magia. O atelier é como uma porta para um mundo mágico em que se pode brincar e jogar, estimular a criatividade e a energia de cada um.

A Luísa VALORIZA…
A expressividade e espontaneidade em detrimento do que é suposto ser e assim cada um expressa  a sua individualidade e identidade. 

MENINA AZUL é…
… a água, a ilha cheia de água, que derrama água e que é salva da água.
… ganha vida com tons azuis sobre uma folha de papel branco.
…tem um coração palpitante que tem uma condição de ilhéu
… é uma menina que conta histórias e estados de espírito de um determinado momento e dia.
… é a Alice no País das Maravilhas, é mulher, cuidadora, lutadora, matriarca, a liberdade da ILHA.


2 comentários:

Zyberchema disse...

aZul......
Una Isla de sueños....

Unknown disse...

Lindo, lindo, lindo!! ... Lindo como como Luísa.
A Ana Carolina descreveu tudo na perfeição, e deixou-me ainda mais entusiasmada.

Beijos,
Ana Cláudia

AddThis